sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TOURADAS: que festa é esta amigos ?

Para compreendermos bem os diferentes pontos de vista, deveremos talvez situar bem os respectivos sujeitos intervenientes. 

Na tourada temos de um lado os promotores das mesmas, os quais obviamente têm interesses particulares a defenderem.


 Procuram ganhar dinheiro com as touradas (empresários e grandes proprietários) e estão dispostos a movimentarem influências para que assim aconteça (defendendo o inimaginável: que o animal touro não sofre, que a tourada é a festa do touro; que a tourada é um espectáculo cultural -e é mas da cultura da violência , ...). Será ingenuidade de facto esperar que quem luta por conseguir mais lucros (e subsídios) com as touradas, vá defender o fim das mesmas.

Outros sujeitos serão os espectadores entre os quais se encontrarão os mais e os menos aficionados a esse espectáculo de violência cruel sobre o animal touro. Temos de convir que entre os espectadores haverá sempre uma determinada percentagem que será capaz de pensar pela sua cabeça, e de chegar à conclusão que se trata de um espectáculo de violência gratuita sem a mínima finalidade defensável. E podem chegar a essa conclusão através da maturação da sua consciência de que não é legítimo fazer sofrer um animal para conseguir lucros ...

Os espectadores mais aficionados, "fundamentalistas" digamos, dificilmente caminharão no caminho da maturação interior, e tenderão a defender que sim é a festa do touro, é a tradição, o touro não sofre, etc etc ...e até alinharão em movimentos de defesa das touradas (promovidos pelos interessados monetariamente nas mesmas).

Obviamente que entre os não espectadores é que se encontrará a maioria dos cidadãos que defendem que os animais merecem ser tratados com toda a dignidade, e que os seres humanos não podem olhar para os animais como meras coisas, como meros instrumentos para a sua satisfação moral ou material. Ao difundirem valores éticos não só humanistas mas universais, esses amigos dos animais tenderão a consciencializar os não espectadores habituais das touradas , que de facto é criminoso fazer sofrer cruelmente um animal (no caso o animal touro) que sabemos possui cérebro sistema nervoso e órgãos sensoriais tal como nós seres humanos, apenas por mera diversão e lucro.

Também podemos entrar com a óptica do legislador, o qual ao elaborar a lei 92/95 de protecção dos animais da violência e crueldade, acabou por ceder (deixar-se corromper) pelos interesses económicos em jogo, e exclui o touro da sua animalidade!!!! (Torna-se fundamental a acção dos animalistas para chamarem à razão o legislador corrupto, o qual para permitir o lucro resultante da exploração dos animais, os considera à face da lei como meras coisas).

Um trabalho fundamental para combater a tourada ( espectáculo degradante e de violência cruel sobre o animal touro,)  será conseguir o isolamento internacional dos seus promotores. Para isso nada melhor que desmascarar perante a UNESCO  a verdadeira face da tourada, a qual não consiste num espectáculo de manifestação da cultura tradicional portuguesa, mas uma manifestação de sadismo sangrento, que inflige uma violência  sem limites e despropositada sobre o animal touro indefeso, e lhe provoca danos físicos e psíquicos irreversíveis.

3 comentários:

  1. Concordo totalmente. E como fazemos isso? Com a criação de um Petição, em inglês, a enviar à UNESCO? Com um vídeo e uma petição? Com cartas e vídeos enviados à UNESCO? Como? Era bom que eventualmente o PAN ou a ANIMAL preparassem qualquer coisa para nós aderirmos ou enviarmos. O que acha?
    Abraço,
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Devem saber o que são touradas não só a Unesco, mas todas as organizações internacionais, o mundo. É preciso divulgar o mais possível as imagens chocantes que passam diariamente no FB. É preciso que a União Europeia se sinta envergonhada com o que se passa em países europeus como Portugal e Espanha e decrete a abolição desses espetáculos vergonhosos, indignos de povos civilizados.

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro gostava de saber se é vegetariana, é que se não é ( mais provável) e eu sou as suas razões acabam aqui! Porque vocês só se importam com uma parte do problema, aquilo que vos choca a vista! Mas se o touro for morto em piores condições no matadouro, ou criado em regimes de exploração industrial repugnantes e anti naturais ao contrário dos toiros de lide que vivem nas pastagens nesse caso ficam caladinhos e vão comer o bife ao Mac.... Longe da vista, longe do coração...mas existe! Eu como disse e repito gostava de ver esses manifestantes indignados contra as touradas na rua contra a fome em África, ainda não vi nenhuma manifestação dessas contra a fome e anti touradas já vi umas dezenas!
    há cerca de um minuto · Editado · Gosto

    José Fontoura Quanto à questão dos toiros é bom de se ver, as raças de toiros bravos não tem viabilidade comercial comparativamente com as outras, não produzem leite como as vacas leiteiras, nem tem um crescimento rápido como o gado para engorda e comem o mesmo. Não sendo economicamente viáveis quer seja para leite, quer para carne, se acabarem as toiradas, os proprietários e criadores acabarão com elas e serão extintas.
    há 15 minutos · Gosto

    José Fontoura Este fenómeno anti touradas é um fenómeno tipicamente urbano de pessoas que não tem mais nada para fazer e que acreditam que as galinhas nascem nos supermercados.
    há 13 minutos · Gosto

    ResponderEliminar