domingo, 15 de julho de 2012

OS DISPARATES SEM NEXO DE ANTÓNIO BORGES !



Em entrevista ao PÚBLICO, a publicar no domingo, na edição impressa, António Borges, o economista e consultor do Governo para as privatizações, renegociação das PPP e reestruturação da banca, disse algumas "asneiradas" ao público sobre o "estado da Nação"  revelando uma única preocupação: engraxar Passos Coelho! Analisemos esses disparates afirmados de forma gratuita por António Borges (tal como Passos Coelho pensará porventura que somos todos burros)! Disse o homem ao público: 


 1  -"que está confiante e que o país será um caso de sucesso entre os Estados resgatados. O ajustamento “foi muito, muito rápido” e os problemas da poupança e do défice comercial estão resolvidos, falta agora regressar ao crescimento. As condições estão criadas.


comentários: 
   -diz que "o país será um caso de sucesso", mas não diz quando  (um dia destes?);
  - diz que "os problemas da poupança e do défice comercial estão resolvidos", mas não diz ^por que afirma isso! Devido á política de austeridade o sector interna da economia portuguesa colapsou, milhares de PME e de famílias caíram na insolvência, e o desemprego disparou em flecha. Então afinal o que está resolvido? Se quisermos dinamizar a economia, para haver criação de postos de trabalho, vamos ter de importar os produtos que antes fabricávamos cá dentro , o que vai pressionar mais as importações! O nosso sector produtivo de produção de bens de substituição de importações está a ser destruído, o que implicará no futuro a importação de maquinaria dos países do centro (da Alemanha ...).
Então o que está resolvido?  Como é que este homem se permite lançar bocas não fundamentadas e sem nexo?
   -depois diz que "falta regressar agora ao crescimento". Mas não diz como! Acrescenta que "as condições estão criadas"! Mas que condições estão criadas? O desemprego enorme, as PME fechadas e falidas? O investimento de algum empresário lunático que invista para não vender? 



 2 -  diz que a " Banca portuguesa está recapitalizada, embora reconheça que o crédito não chega à economia, porque os banqueiros enfrentam “uma grande hostilidade” e “querem ter a maior almofada de liquidez para se precaverem pois não sabem se amanhã os políticos os deixam cair”.


comentários:
Os banqueiros não financiam as PME por causa da hostilidade???? De quem? Do Governo que está a meter na Banca  milhares de milhões ? Dos empresários que estão aflitos com falta de fundo de maneio?  
E querem "ter uma almofada de liquidez para se precaverem pois não sabem se amanhã os políticos os deixam cair"??? Mas António Borges não sabe que são os banqueiros que mandam nos políticos (cá dentro e lá fora) ? António Borges não sabe que os banqueiros privados é que dominam o Banco de Portugal? E não sabe que foram os banqueiros em conluio com o Banco de Portugal, que fizeram xeque-mate ao governo de Sócrates, obrigando-o a  pôr-se de cócoras perante o FMI/UE ?


3 -  E diz: “Passo parte do meu tempo a falar com investidores estrangeiros, aqueles que querem entrar no momento certo, quando a economia começar a dar a volta, no ponto mais baixo, que é o momento de entrar. E há quem pense que já estamos nesse ponto.”

comentários:

Louvado seja António Borges, pois quer avisar os capitalistas estrangeiros sobre a melhor oportunidade de comprarem os activos portugueses! Antes que os seus preços subam! Já lá foram a EDP, a PT, a GALP, ...os bancos estão na calha, e as águas também! Borges quer que o capital estrangeiro gaste pouco na compra dos recursos naturais soberanos. Está a promover a venda da soberania nacional ao mais baixo preço!!!! 




4 -  Borges deixa críticas à decisão do Tribunal Constitucional [que declarou a inconstitucionalidade dos cortes dos subsídios ao sector público e aposentados], que “terá consequências económicas de uma gravidade extrema”, em particular, “para a margem de manobra com que este governo, ou outro, ficará para no futuro fazer certas correcções. E podemos interrogar-nos se é o que mais interessa ao país.” 


comentários:
Então A. Borges desconhece que mesmo com o confisco dos subsídios de férias e de natal aos funcionários públicos e reformados, este governo do PSD/CDS está com uma enorme derrapagem orçamental face às metas estipuladas?
A. Borges nada explica por que entende que o que interessa ao país é espoliar os funcionários públicos e reformados dos seus legítimos rendimentos do trabalho! Será para aprofundar a recessão económica, mandar para a falência mais uns milhares de PME e de famílias e fazer subir ainda mais o desemprego? Será por que assim as Receitas Fiscais ainda baixarão mais? Será por que para A. Borges, a situação de colapso económico-social em que o país se encontra é o momento ideal para o capital estrangeiro comprar a nossa soberania económica mais baratinha? 





Será que António Borges considera mesmo que as condições apropriadas para uma política de crescimento da economia, residem na falência total das PME dos sectores produtivos que produzem bens de substituição de importações, na insolvência das famílias, e no desemprego recorde? 


António Borges estará bom da cabeça??? Ou pensará tal como Passos Coelho que os portugueses são todos burrinhos e que nada mais fácil que lhes enfiar o barrete?

Sem comentários:

Enviar um comentário