sábado, 7 de janeiro de 2012

IMBECILIDADE DOS LIDERES EUROPEUS ? E DOS CIDADÃOS ?

COMO É QUE PESSOAS COM ESTUDOS SUPERIORES, TIDOS COMO ESPECIALISTAS REPUTADOS, SE DEIXAM TRANSFORMAR NUMA CAMBADA DE IMBECIS?

A dívida soberana dos Estados membros da zona euro, é "colossal" e uma fatia importante da mesma diz respeito aos elevados juros e juros de juros a pagar pelos Estados.

Na Europa, a Itália acumula uma dívida de 328,4 mil milhões de euros, enquanto França terá de pagar 281,6 mil milhões, a Alemanha 218,7 mil milhões, isto dívida que terá de ser refinanciada no decorrer deste ano.

Devido à teimosia da Alemanha (Bundestag/Merkel), o BCE está impedido de financiar directamente os estados-membros da zona euro (artº 123º do tratado de Lisboa), pelo que estes têm de recorrer a financiamentos no "dito" mercado financeiro (procura e oferta de dinheiro) e nos bancos comerciais, sendo obrigados a pagar elevadas taxas de juro, que acentuam o problema dessa crise soberana.

O eixo franco-alemão, porque menos penalizado com elevadas taxas de juro, as quais afectam já de forma muito grave a Itália, a Espanha e claro Portugal e Grécia, continua a impedir que o BCE se assuma como banco central efectivo da zona euro, impedindo que emita euro-obrigações e que possa ser emissor de moeda, como forma racional e regulada de aliviar os estados membros de tão elevada carga usurária!

Como motivo invocam que o problema reside na irresponsabilidade e indisciplina dos Governos, e daí impõem pesados planos de austeridade, os quais só acentuam os problemas da recessão económica, acarretam, inúmeras falências de PMEs e implicam elevados níveis de desemprego nos países onde são aplicados.

Ora a estupidez desses líderes europeus (Merkel e Sarkozi) transparece no simples facto de TODOS os estados membros da zona euro estarem demasiado endividados, o que demonstra que o problema da dívida soberana é inerente a toda a zona euro, só que afecta mais os países periféricos com economia exportadora mais débil.

 Portanto seria uma demonstração de inteligência mínima, não se chamar irresponsáveis aos outros governos, quando o problema está dentro da nossa casa, sendo que a única diferença reside no valor da taxa de juro que é aplicada a uns e outros países. 

Se na Alemanha e na França as taxas de juro subissem para os valores praticados com o refinanciamento da dívida Grega, Portuguesa ou Italiana, certamente que um relâmpago de inteligência fulminaria  os cérebros embrutecido da Srtª Merkel e do Sr. Sarkozi. 

Mas isso demonstra não que a Srª Merkel e o SR Sarkozi, sejam imbecis, mas antes que são interesseiros e colonialistas da pior espécie, já que estão a deixar esmagar deliberadamente as economias daqueles países periféricos, e ainda (como se não bastasse) lhes impõem planos de austeridade absurdos, que os impossibilitam de facto de cobrir qualquer dívida soberana e antes acentuam o peso dessa dívida em relação à sua riqueza nacional.

Mas imbecis e estupidificados se revelam afinal os Líderes dos Governos dos países periféricos que ingenuamente vão aceitando esses pacotes de austeridade, aceitando enterrar dessa forma estúpida a economia, as suas empresas e as suas famílias! 

A questão que se poderá pôr será a seguinte: será que por exemplo Passos Coelho é um imbecil de todo o tamanho ao ponto de acreditar que enfraquecendo a economia, levando as PMEs e as famílias à insolvência, isto é ficando o povo português e a economia portuguesa mais pobres, Portugal ficará melhor preparado para honrar os seus compromissos?

Ou será que Passos Coelho, tal como os Governantes de Itália e da Grécia, não têm coragem para se unirem e exigirem à UE (de que são membros de pleno direito) medidas efectivas de coesão económico-social, e no mínimo que o BCE assuma de facto o refinanciamento das suas dívidas soberanas directamente, para evitar o agravamento das mesmas?

No caso português este caminho está a atirar a nossa economia para a falência, os serviços públicos estão a ser condenados à "anorexia", estamos a venDAR as nossas melhores empresas públicas ao capital estrangeiro, e no final vamos ficar com uma dívida soberana maior, e só do chamado "resgate" financeiro (palavra bem aplicada pois estamos raptados pelo FMI/UE)  vamos pagar de juros mais de 30 mil milhões de euros saídos do suor e sangue de quem trabalha ou já trabalhou.

No caso português, em vez de termos o apoio directo que seria normal do BCE (a taxas de 1%) temos de nos endividar crescentemente a juros na ordem dos 5%, e como recurso entregamos os nossos anéis ao capital estrangeiro, mesmo capital público estrangeiro, ficando a nossa economia na dependência de Estados como a China ou a Espanha, ou seja fica o nosso país dependente das geo-estratégias económico-políticas desses países.

E nós cidadãos eleitores portugueses, não reagimos por estupidez ou por falta de coragem? 

Porque não seguimos o exemplo da Islândia, e obrigamos ao julgamento e prisão dos burlões que fizeram enormes buracos nos quais enterraram a nossa economia e a nós próprios? 

Porque não exigimos que o Presidente da República cumpra de facto a CRP exigindo um plano de desenvolvimento sustentável ao Governo, ou então que resigne às suas funções?

Porque não fazemos um acampamento gigantesco em frente do PSD para exigirmos que cumpra as promessas eleitorais, ou que se demita?

E porque não exigimos que as privatizações que envolvem empresas públicas gestoras de recursos naturais , os quais de acordo com a CRP têm de pertencer ao Estado Português (e não estrangeiro), sejam submetidas a referendo prévio do povo português?  

Sem comentários:

Enviar um comentário