terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O DESPESISMO NO PALÁCIO DE BELÉM !


SEM CONTAR COM OS INÚMEROS ASSESSORES QUE PULULAM PELO PALÁCIO DE BELÉM, VEJAMOS ALGUNS PONTOS FOCADOS PELO JORNAL "O MÁ DESPESA" 

1. O Palácio de Belém tem um orçamento anual de 16 milhões de euros. É um valor 163 vezes superior à presidência de Ramalho Eanes. Convém recordar que Ramalho Eanes, quando Portugal teve de pedir ajuda financeira ao FMI, proibiu a entrada de bebidas alcoólicas estrangeiras em Belém de forma a não aumentar as importações. As refeições do então presidente Eanes vinham da Messe de Pedrouços, estando, por isso, limitadas aos pratos do dia. Um exemplo simples que devia ser recordado mais vezes.

2. O luxo das visitas oficiais. A polémica já tinha soado aquando da visita aos Açores, em Setembro. Na altura, fez-se “acompanhar de uma comitiva de 30 pessoas, entre as quais estavam o chefe da casa civil e sua esposa, quatro assessores, dois consultores, um médico pessoal, uma enfermeira, dois bagageiros, dois fotógrafos oficiais, um mordomo e 12 agentes de segurança”, escreve o jornal I. Vale a pena repetir: 12 agentes de segurança. Agora, Cavaco Silva vai levar 23 pessoas para a Cimeira Ibero-Americana de dois dias no Paraguai. Repetimos: 23 pessoas no Paraguai para dois dias. Pedro Passos Coelho vai numa comitiva separada e leva consigo quatro pessoas, incluindo segurança.

3. Quinhentas pessoas a trabalhar no Palácio de Belém. Tal como o Má Despesa avançou em Maio, segundo o site oficial, existem cinco serviços de apoio directo à Presidência: a Casa Civil, a Casa Militar, os Serviços de Segurança, o Centro de Comunicações e o Serviço de Apoio Médico. O site disponibiliza apenas informação sobre o pessoal da Casa Civil e da Casa Militar. Fica-se então a saber que a Casa Civil é constituída por 37 pessoas, das quais 36 são assessores/consultores. Já a Casa Militar é composta por 7 militares. Sobre os restantes serviços não existe qualquer dado sobre o quadro de pessoal. Existem depois dois serviços de gestão: o Conselho Administrativo e a Secretaria-Geral. Sobre o Conselho Administrativo não existe qualquer informação. Já sobre a Secretaria-Geral fica-se a saber que tem quatro serviços: 3 direcções de serviço e 1 museu. As 3 direcções de serviço são a Direcção de Serviços Administrativos e Financeiros (3 divisões, 5 secções e 1 tesouraria), Direcção de Serviços de Apoio e Relações Públicas (não informa) e Direcção de Serviços de Documentação e Arquivo (2 divisões). Mais uma vez, sem qualquer explicação sobre o número de pessoas alocadas a cada área.

4. Financiamento duvidoso. O Banco Privado Português continua a figurar na lista de patrocinadores do Museu da Presidência. O Má Despesa já escreveu à presidência para saber quanto é que o BPP pagou à Presidência da República e qual a situação actual do acordo. Apesar de trabalharem 500 pessoas em Belém, ninguém se dignou responder. 



(O má despesa)

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