sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ALTERNATIVAS !


I - O governo diz que sacar 50% do subsídio de natal , é que é fazer política a sério! (Ou seja o PSD e Passos Coelho fizeram política falsa na campanha eleitoral pois não nos disseram nada disto, e parece que esse saque vai servir para tapar o buraco do BPN).

Sugestão: Em vez de Passos Coelho sacar 50% do subsídio de Natal a quem trabalha, DEVERIA:
- responsabilizar os "criminosos" que fizeram o buraco fraudulento no BPN e no BPP;
- essas pessoas são conhecidas, e ninguém compreende como ainda não foram julgadas, nem quando o serão!
- nos EUA e no reino Unido as pessoas que fizeram fraudes financeiras, já foram julgadas e condenadas, e muitos bens foram recuperados. E então o que se passa com a justiça portuguesa?
- são 3 mil milhões de euros, o assunto é sério, não é para meter debaixo do tapete Sr. Passos Coelho! Por acaso perguntou ao povo português se estava disposto a pagar esse buraco do BPN? Pois nem sequer pediu desculpa...

II - O Governo quer reduzir a TSU (a contribuição social das empresas para a segurança social) e aumentar o IRS e o IVA para compensar a quebra da receita da Segurança Social (Ou seja o PSD de PC quer pôr mais dinheiro na mão dos empresários, e retirar mais dinheiro dos trabalhadores (+ IRS) e dos consumidores em geral (+IVA) ). Mas com a crise da procura ninguém investe!

Sugestão: se o problema principal da nossa economia reside no baixo poder de compra das pessoas, motivado pelas medidas de austeridade, estar a reduzir ainda mais esse poder de compra (aumentando o IRS e o IVA) é afinal agravar o problema da economia.
Depois, bem pode o Ministro das Finanças transferir dinheiro dos trabalhadores e dos cidadãos em geral (através de +IRS e de +IVA) , para as empresas (reduzindo a TSU), mas com isso não vai haver investimento, pois ninguém investe se não houver mercado para os seus produtos.
A solução seria permitir que os preços possam baixar, para as pessoas poderem comprar, esgotar os stocks, e aí poderia haver animação da economia, e novo investimento.
O Governo de Passos Coelho deveria fazer o contrário do que está a fazer: DEVERIA baixar o IVA ou pelo menos não o aumentar, pois ao aumentar o IVA, incentiva a subida dos preços, quando era necessário afinal que baixassem.

III - Com isto e com aquilo, a economia vai acentuar a sua recessão: mais desemprego, mais falências, menos poder de compra, menos investimento (Tudo isso é reconhecido pelo Governo, mas não se desvia desse caminho).

Sugestão
Com esta política de aumentar o IRS e subir o IVA, o desemprego vai aumentar, não vai haver investimento novo, a economia vai piorar.
A baixa da TSU nada vai resolver pois o mercado interno está de pantanas e pior vai ficar com essas medidas.
O sector exportador deveria ser incentivado mediante objectivos de crescimento das exportações, e aí poderia baixar a TSU, ou terem crédito bonificado via CGD.
Que fazer mais?
Entregar ao Ministro das Finanças o "ensaio sobre a cegueira" de José Saramago, para ver se o homem abre os olhos!


IV - O Governo vai privatizar tudo e mais alguma coisa: Águas, REN, CGD, ( A GALP, a EDP e a PT já estão no papo do capital estrangeiro, que tem mais de 70% do capital accionista dessas empresas). Mas com as subidas das taxas de juro provocadas a propósito pelas empresas de rating, as cotações bolsistas descem, e essas empresas ficam muito baratinhas para esse capital estrangeiro, e originam pouca receita para o erário público!

Sugestão
Trata-se de um festim para os donos das empresas de "rating" que diga-se trabalharam bem para o conseguirem (baixa rating, sobe juro, baixa acções, baixa valor de privatização: tudo certinho!).
Já sabemos o que vai acontecer, basta ver o preço da electricidade, dos combustíveis e do gás: somos pobres, mas pagamos tudo pela medida grande pois os oligopólios não brincam em serviço: preços para cima (o lucro supra-normal é deles), economia para baixo (a economia ainda dizem que é nossa!).
Solução: exigir referendo para as privatizações que mexam com interesses soberanos: águas, REN, CGD, ...
Se os tugas forem doidinhos, pois que entreguem tudo de mão beijada ao capital estrangeiro, mas o melhor será fazerem as malas e emigrarem! ...

Nota final: nas questões não vinha referida a questão da Dívida Soberana. Pois já agora a minha sugestão aí vai:
   - auditoria independente;
  - dívida ilegítima (resultante de manipulação financeira) é para não ser paga;  - moratória, com taxas de juro nunca superiores às taxas de crescimento da economia.Obrigado pela Vossa paciência!

Sem comentários:

Enviar um comentário