sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A DIMENSÃO UNIVERSALISTA DO PAN !

Uma visão antropocêntrica do ser humano, realça o egocentrismo e egoísmo nos seres humanos, levando-os a considerarem que os outros seres vivos e a própria natureza estão ao serviço da felicidade humana.
Daí que no nosso Código Civil, os outros animais sejam considerados como meros objectos.
Os valores éticos resultantes desta visão antropocêntrica, são truncados, porque exclusivamente humanistas, trata-se de uma ética autárquica, na medida em que está ao serviço dos interesses exclusivos dos seres humanos.
Daí que a filosofia e as religiões ocidentais, ancoradas nessa visão antropocêntrica do ser humano, revelem toda a insensibilidade perante o sofrimento dos outros seres vivos sencientes, e convivam bem com a tortura e o sofrimento infligido pelos seres humanos aos outros animais, para seu mero divertimento ou pseudo-felicidade.
Por isso é fundamental reconhecermos que não estamos sós no Universo, e que os outros seres vivos têm direito ao seu território, têm órgãos sensoriais e um sistema nervoso que lhes dá capacidade de sofrimento e de afecto, e têm tal como nós direito ao respeito e à dignidade própria de um ser vivo senciente.
É tempo de pormos a nossa inteligência verdadeiramente ao serviço da humanidade, e isso implica sabermos ter amor e compaixão por todos os demais seres sencientes, e sabermos respeitar o nosso ecossistema natural.
Mas essa cultura implica a adopção de valores éticos universais, e estes estão associados a uma visão holística de todos os seres vivos sencientes e da própria natureza.
Por isso o PAN tem como lema dar valor aos valores, e porque o PAN parte dessa visão holística do ser humano e do universo, a bandeira do PAN é portadora desse novo paradigma, descrito por Paulo Borges como «intemporal e novíssimo, a descobrir e recriar, passa pela experiência da realidade como uma totalidade orgânica e complexa, onde todos os seres e ecossistemas são interdependentes, não podendo pensar-se o bem de uns em detrimento de outros e da harmonia global».
Por isso também a dimensão do PAN é universal!

Sem comentários:

Enviar um comentário